Equipa

Coordenação

Sandra Miranda

Doutorada em Comunicação Social pela Universidade Complutense de Madrid. É docente e vice-presidente da Escola Superior de Comunicação Social (ESCS-IPL). Experiências prévias incluem a coordenação do mestrado em Publicidade e Marketing e da secção de Ciências Humanas na ESCS-IPL. Coordenadora de diversos projetos de investigação financiados, e autora de livros e de artigos científicos em revistas nacionais e internacionais.

Investigação

Alexandra David

Doutoranda em Ciências da Comunicação. Atualmente é docente nas áreas da Comunicação Publicitária e vice-presidente da Escola Superior de Comunicação Social (ESCS-IPL). Tem 17 anos de experiência profissional como Account Manager em agências de marketing e publicidade, com destaque na área do licensing, tendo realizado campanhas com a utilização dos direitos de imagem da Liga Portuguesa de Futebol Profissional e da Federação Portuguesa de Futebol.

Ana Cristina Antunes

Doutorada em Psicologia pelo ISCTE-IUL. É docente na Escola Superior de Comunicação Social (ESCS-IPL) desde 1998. Foi subcoordenadora do mestrado e da licenciatura em Publicidade e Marketing. É membro da equipa de coordenação editorial da Revista Comunicação Pública. Tem lecionado em diversas áreas de psicologia aplicada. É autora de publicações científicas nacionais e internacionais nas áreas do comportamento organizacional, do comportamento do consumidor e da interação com o utilizador.

Branco Di Fátima

Jornalista. Doutorado em Ciências da Comunicação pelo ISCTE-IUL. É membro associado do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) e docente na Escola Superior de Comunicação Social (ESCS-IPL). Trabalhou em projetos financiados pela Comissão Europeia e foi correspondente internacional em países da Europa e do Norte da África. Tem artigos científicos publicados em periódicos nacionais e estrangeiros, nas áreas do jornalismo, movimentos sociais e métodos digitais.

Célia Gouveia

Investigadora do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL). É doutoranda em Ciências da Comunicação, Mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Comunicação e Licenciada em Estudos Europeus. Os seus interesses têm-se centrado nas áreas do desporto, cultura, história, comunicação, redes sociais e os processos sociais interrelacionados, com foco atual em direitos de transmissão. Tem especial interesse pelo desenvolvimento do desporto na Ásia.

Fernando Vannier Borges

Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade Panthéon-Assas (Paris II). É investigador contratado da Universidade de Coimbra, no Instituto Jurídico. Experiências prévias incluem atividades como gestão de ciência e ensino em Cabo Verde e Portugal. Com publicações sobre a relação entre a comunicação e o desporto, o seu trabalho se aprofundou nos elementos económicos e simbólicos do espetáculo desportivo, através da criação de canais de clubes de futebol.

Jorge Cruz Silva

Investigador dos media, cultura digital, redes sociais e a sua utilização e abrangência nas esferas académica, profissional e organizacional. Experiências prévias incluem a gestão de relações públicas, geração de conteúdo multiplataforma e trabalhos como jornalista desportivo. Doutorando em Comunicação e Informação Contemporânea pela Universidade de Santiago de Compostela (USC). Mestre por Investigação em Media Digitais e Cultura pela Universidade de Edimburgo, Reino Unido.

Marcelo Moriconi

Investigador e professor no Centro de Estudos Internacionais (CEI-Iscte) do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa (Iscte). Doutorou-se na Universidade de Salamanca e tem uma longa trajetória de investigações multidisciplinares sobre mercados ilegais e comportamentos desviantes, como a violência e a corrupção. Nos últimos anos, tem focado os seus estudos no âmbito do desporto, e coordenado uma série de projetos internacionais financiados pela Comissão Europeia.

Marcio Telles

Doutorado em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Investigador visitante na Winchester School of Art, Universidade de Southampton. Atuou como professor na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), nos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda. É vice-coordenador do GP Teorias da Comunicação da Intercom. As suas investigações focam nos media desportivos, epistemologia da comunicação e histórias dos media.

Marco López Paredes

Investigador da ecologia dos media, publicidade e ambientes digitais. Pós-Doutorado pelo Centro Internacional de Altos Estudos em Comunicação para a América Latina (CIESPAL). Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de Artes, Ciências e Comunicação do Chile. Professor Investigador na Pontifícia Universidade Católica do Equador e coordenador do Observatório de Comunicação (OdeCom-PUCE). Membro do Comité Científico para a América Latina da revista Comunicar.

Nuno Bolas

Mestre em Gestão. É autor e administrador do portal Football-Industry e desempenha funções como Analista de Produto e Pricing no mercado da aviação privada. Conta com nove anos de experiência no mercado do desporto, tendo desempenhado durante sete épocas funções no Sport Lisboa e Benfica, como responsável pela área de Bilhética nas vertentes de negócio e operações, e gerido mais de 1.200 eventos, potenciando o aumento de receitas e ocupação dos recintos desportivos.

Victoria Carrillo Durán

Doutorada em Ciências da Informação pela Universidade Complutense de Madrid. Professora Titular da Universidade da Extremadura (UEx). Coordenadora do Doutoramento em Informação e Comunicação da UEx, e investigadora responsável pelo AR-CO, na Rede Internacional de Grupos de Comunicação e Desenvolvimento (Real-Code). Tem realizado estadias de investigação em universidades europeias e americanas, como University of Portsmouth e University of Illinois.

Colaboração

Alessandra Meireles

Licenciada em Ciências da Comunicação. Mestranda em Publicidade e Marketing na ESCS-IPL.

Edite Fernandes

Webmaster. Licenciada em Audiovisual e Multimédia pela Escola Superior de Comunicação Social (ESCS-IPL).

João Tiago Durães

Designer. Mestrando em Publicidade e Marketing na Escola Superior de Comunicação Social (ESCS-IPL).

Paulo Barbosa

Professor Adjunto da Escola Superior de Comunicação Social (ESCS-IPL), onde ensina cadeiras de audiovisual.

Sofia Martins

Gestora de eventos. Mestranda em Publicidade e Marketing na Escola Superior de Comunicação Social (ESCS-IPL).