Sobre

O Laboratório

O Laboratório de Cultura Digital e Desporto (CDESLab) é um espaço aberto e multidisciplinar de investigação, sem fins lucrativos, que visa a análise especializada em diferentes plataformas, da comunicação no desporto na sua relação com os adeptos, atletas, clubes, organizações e sociedade. Criado em 2020, com estrutura permanente na Escola Superior de Comunicação Social (ESCS-IPL), o CDESLab desenvolve, agrega e difunde informação, conhecimento e investigação aplicada acerca da comunicação desportiva enquanto fenómeno da cultura de massas e em rede. Conta com um considerável acervo de dados, relatórios e artigos sobre competições, atletas, marcas, ferramentas de extração de dados, análise e visualização de informações. O CDESLab é composto por uma equipa multidisciplinar oriunda de diferentes áreas científicas e disciplinares, nomeadamente, as Ciências da Comunicação, a Sociologia, a Psicologia, a Publicidade e o Direito.

Missão

O CDESLab define-se como um espaço inovador no campo da comunicação e da cultura digital aplicada ao desporto. Visa desenvolver e apoiar a investigação e a produção de conteúdos editoriais na área das Ciências da Comunicação, com intervenção mais lata de disciplinas das Ciências Sociais e Humanas. Tem como missão produzir e difundir informação e conhecimento cientifico rigoroso, de caráter teórico-empírico, acerca da comunicação desportiva enquadrada num contexto de sociedade em rede.

Investigação

Assente no espírito colaborativo, o CDESLab está aberto à integração, participação e aos contributos de investigadores e estudantes do ensino superior nacional e internacional. Em parceria com universidades, empresas e centros de investigação desenvolve, igualmente, propostas de estudo para concorrer a financiamentos nacionais e internacionais.

Atividades

O CDESLab promove, ao longo do ano, projetos de investigação, cursos de formação, consultorias e eventos científicos, com foco na análise das estratégias comunicativas de clubes, atletas, ligas, associações, federações e comunidades de fãs. Na sua atividade, está aberto à participação e contributos de investigadores nacionais e estrangeiros, tal como de estudantes de todos os ciclos do ensino superior, nomeadamente, dos cursos de licenciatura e mestrado lecionados na ESCS-IPL: Jornalismo, Publicidade e Marketing, Relações Públicas e Comunicação Empresarial e Audiovisual e Multimédia.